19.1.16

Ovar num mapa do século XVI

Jornal JOÃO SEMANA (15/12/2015)
TEXTO: Manuel Bernardo

“Em 1999 foi publicada a repro­dução de um fragmento manuscrito de Portugal, desenhado a cores sobre pergaminho, conservado na Real Academia de la Historia de Madrid, que mede 31,5 x 21 cm e foi utilizado para consolidar a capa de um livro, ainda não identificado…”[1].
Suzanne Daveau teve a oportu­nidade de analisar esse documento, publicando sobre ele o estudo “O fragmento de mapa corográfico de Portugal da Real Academia de la Historia de Madrid. Fases de realização e utilização” no n.º 26/27 – 2007-2008 dos Cadernos de Geografia (Coimbra, FLUC).
Uma cópia digital (de 2010) do fragmento do mapa em questão encontra-se disponível on-line, no site da Real Academia de la Historia de Madrid.
Trata-se de um mapa extraor­dinariamente interessante, onde a (então) vila de Ovar vem assinalada, assim como a povoação de Dagarei.

Ovar num mapa do século XVI

Na ficha catalográfica da Real Academia de la Historia de Madrid há textos que atribuem a este docu­mento uma data anterior à de um outro mapa que tem sido, até hoje, considerado como o mais antigo do território continental português – o chamado “Portugal Deitado”, de Fernando Lavro Seco (c. 1560)[2].
Não é essa, no entanto, a opinião muito bem fundamentada de Suzan­ne Daveau, que afirma que se trata de uma cópia do mapa padrão de Portugal, sendo, portanto, posterior (1570?).
Seja como fora, trata-se de uma bela obra cartográfica do século XVI e é, seguramente, uma das primeiras representações de Ovar no mapa de Portugal. Se não a mais antiga, seguramente, a mais bonita.

Pormenor do fragmento do mapa de Portugal do séc. XVI com a referência a Ovar
e a Dagarei (zona sul de Válega), bem como à costa de Matosinhos a Vagos

[1] DAVEAU, Suzanne, O Frag­mento de mapa corográfico de Portu­gal da Real Academia de la Historia de Madrid, Fases de realização e de utilização, in Cadernos de Geografia, n.ºs 26/27 – 2007 – 2008, FLUC, p. 3. A publicação foi feita por Carmen Manso Porto na obra Cartografia Histórica Portuguesa. Catálogo de Manuscritos (siglos XVII-XVIII), Real Academia de la Historia, Madrid, 1999.

[2] Ver “Dagarei e Ovar no primeiro mapa impresso de Portugal” (João Semana, de 15/03/2006), ou ir a http://artigosjornaljoaosemana.blogspot.pt/2010/10/dagarei-no-primeiro-mapa-impresso-de.html

Artigo publicado no jornal JOÃO SEMANA (15 de dezembro de 2015)
http://artigosjornaljoaosemana.blogspot.pt/2016/01/ovar-num-mapa-do-seculo-xvi.html

Sem comentários: