16.9.12

RUA DE OVAR, em Lisboa

Jornal JOÃO SEMANA (01/11/2007)
TEXTO: António Pinho Nunes

Numa tarde quente deste Verão, refugiei-me no ar condicionado da Livraria Municipal de Lisboa e fui vendo o que por lá havia. Eis senão quando dou com um livro intitulado “Actas da Comissão Municipal de Toponímia de Lisboa”, 2.º vol., 1974-1989. Pensei: “Pode ser que haja aí alguma coisa que fale de Ovar: varinas, fragateiros ou alguma ilustre figura vareira”… E não é que, poucas páginas passadas, me aparece a Rua de Ovar?!
Varina (mulher de Ovar)
 vendendo peixe em Lisboa
Li o texto, que transcrevo no essencial:
“Acta n.º 1/2: Aos 18 dias de Fevereiro de 1982, reuniu a Comissão Consultiva Municipal de Toponímia…, tendo emitido os seguintes pareceres:
Carta de José Maria Fernandes da Graça, propondo que a uma rua de Lisboa seja dado o topónimo Rua de Ovar, em homenagem às varinas e fragateiros que, desde tempos remotos, demandaram a capital, tornando-se suas figuras típicas. Parecer: a Comissão resolveu solicitar ao vogal Dr. Fernando Castelo Branco um estudo prévio sobre o fundamento das razões invocadas, pelo que, oportunamente, emitirá um parecer definitivo”.
É de notar que não demorou muito tempo a decisão. Assim, na Acta n.º 2/1982, lê-se:
Aos 22 dias de Julho de 1982, reuniu a Comissão… Emitiu, por unanimidade, os seguintes pareceres: Carta de José Maria Fernandes da Graça, propondo que a uma rua de Lisboa seja atribuído o topónimo Rua de Ovar, em homenagem às varinas e fragateiros que, desde tempos imemoriais, demandaram Lisboa, tornando-se suas figuras típicas. Parecer: A Comissão emite parecer favorável, propondo que a Rua J2 da Zona J de Chelas passe a denominar-se conjuntamente com os impasses 12/J e 11/J2, RUA DE OVAR”.
Foi assim que, na zona de Chelas, freguesia de Marvila, em Lisboa, foi atribuído o nome de Ovar a uma rua situada muito perto das Avenidas Paulo VI e Eduardo Mondlane.
É de realçar o facto de esta iniciativa ter sido tomada, a título meramente pessoal, por quem muito tem feito pela divulgação do nome de Ovar e do seu património histórico e cultural.

Nota: Na toponímia de Lisboa há, pelo menos, seis nomes referentes a Ovar: Rua Dr. Oliveira Ramos, Rua Padre Miguel de Oliveira, Rua Maria Albertina, Rua Alexandre de Sá Pinto, Rua José Santa Camarão e Rua de Ovar.

Artigo publicado no jornal JOÃO SEMANA (1 DE NOVEMBRO DE 2007)

Sem comentários: