22.2.12

Colégios da Estação de Ovar

Jornal JOÃO SEMANA (01/05/2007)
TEXTO: Isabel Almeida Ferreira
Isabel Almeida Ferreira

Da Dr.ª Isabel Almeida Ferreira, ilustre vareira residente na Póvoa do Varzim e sempre atenta às notícias da sua terra natal, recebemos uma amável carta com achegas ao artigo intitulado “Colégios da Estação de Ovar”, assinado pelo P.e Pinho Nunes e publicado na edição de 1 de Abril de 2007. [Ler artigo em baixo]
Com o seu escrito, a Dr.ª Isabel Ferreira pretende “rectificar um detalhe (de pouca monta) em nome apenas do rigor histórico da informação, e acrescentar algo que no artigo não vem referido”.
Estado actual do antigo Colégio Júlio Diniz, no Largo da Estação, Ovar
O edifício onde funcionou o Clégio de N.ª Sr.ª da Esperança e depois uma fábrica de confecções pertenceu ao meu avô paterno, cujo nome completo era José António Rodrigues de Almeida, conhecido, sim, por “Almeida dos Vinhos” (porque negociava e era proprietário de um armazém de vinhos, contíguo ao Colégio). O meu avô nasceu em Maceda, e vivia em Ovar, num casarão de esquina, que ele comprou ao Padre Luzio, rente à passagem de nível da linha-férrea, em direcção a S. João de Ovar. Além do negócio dos vinhos, o meu avô tinha também a Agência de Viagens Almeida, onde hoje se encontra a Agência Delmar (aliás, a ele comprado pelo Sr. Delmar).
Em Válega, vivia o irmão do meu avô, Manuel Rodrigues de Almeida, seu sócio dos vinhos, e também nascido em Maceda.
No tempo em que frequentei o Colégio (entre 1958 e 1962) ele era um estabelecimento de ensino exclusivamente feminino. Os rapazes frequentavam o Colégio Júlio Diniz, instalado num grande edifício frente à estação de Caminhos-de-ferro, este edifício pertencia ao meu avô materno, Manuel Ferreira Soares, juntamente com mais dois sócios (a sociedade era conhecida por Soares Amaral & Cia.) que tinham um comércio de material de construção civil, precisamente onde se encontra hoje a “Casa Coutinho”.
Na altura, eu era uma adolescente com fantasias e vaidades, como todas as adolescentes, e achava interessante ter um avô “dono” do Colégio das meninas”, e o outro avô “dono” do Colégio dos rapazes. Isto não me fazia nem melhor nem pior do que as outras. Apenas apresentava-se como um saudável “despique” entre os meus dois queridos e saudosos avós, e eu entre eles, a não atinar com qual dos dois colégios era o mais “bonito”.
Colégio Júlio Diniz (Largo da Estação, Ovar)
Artigo publicado no jornal JOÃO SEMANA (1 DE MAIO DE 2007)

ENDEREÇO PARA COLOCAR NUMA BIBLIOGRAFIA
http://artigosjornaljoaosemana.blogspot.pt/2012/02/colegios-da-estacao-de-ovar.html

--------------------------------------------------------------------------------------------

Colégios da Estação de Ovar

Jornal JOÃO SEMANA (01/04/2007)
TEXTO: António Pinho Nunes

Pode chamar-se-lhes assim. De facto, estão naquela área, um a Norte e outro a Sul.
O Dr. A. Lamy refere-se a este estabelecimento de ensino, bem como aos demais que existiam em Ovar, nos 2.º e 3.º vols. da “Monografia de Ovar” e no livro “Datas da História de Ovar”.
O Colégio Júlio Dinis esteve instalado num grande edifício frente à Estação, da parte Norte. Na esquina do prédio está a “Casa Coutinho”. É curioso notar que, do nome do colégio, pintado na fachada, resta apenas o nome “Diniz”.
Antigo colégio de N.ª Sr.ª da Esperança (Ovar)
A sul do edifício da Estação, frente à gare, está o prédio em que funcionou o Colégio de N.ª Sr.ª da Esperança. Antes que se apague totalmente o que está escrito na fachada, aqui fica o registo fotográfico. Assim, do lado direito da varanda, lê-se: “Para Meninas e Rapazes”, do lado esquerdo “Confecções”, por baixo da varanda: “Formação de Nossa Senhora da Esperança” (por cima teria “Colégio”). Funcionou aí uma fábrica de confecções, depois do Colégio. O edifício pertencia a António Rodrigues de Almeida, mais conhecido por “Almeida dos Vinhos”, de Válega, proprietário de um armazém de vinhos contíguo.

Artigo publicado no jornal JOÃO SEMANA (1 DE ABRIL DE 2007)

ENDEREÇO PARA COLOCAR NUMA BIBLIOGRAFIA
http://artigosjornaljoaosemana.blogspot.pt/2012/02/colegios-da-estacao-de-ovar.html

Sem comentários: