3.3.10

Figuras Populares – O “Ben Barek”

Francisco de Jesus Ferreira
(O "Ben Barek")
Jornal JOÃO SEMANA (15/1/2008)

TEXTO: Orlando Caió

Para uns, era o Ferreira, para outros Chico Moreno, mas no nosso meio futebolístico era conhecido por “Ben Barek”. O apelido tem a ver com o codicioso avançado da selecção francesa de futebol Ben Barek, de tez morena e origem marroquina que, nos anos 50 do século passado, passeou a sua classe pelos estádios de futebol de França e de Espanha.
O nosso “Ben Barek” é natural de Ovar, do lugar da Ponte Nova, onde nasceu há 74 anos.
Enquanto menino, Francisco de Jesus Ferreira – o seu verdadeiro nome – também sonhava, naturalmente, vir a ser um futebolista famoso. Mas o destino trocou-lhe as voltas, para ajudar ao sustento da família, e bem cedo teve de começar a trabalhar como cortador de tijolo na antiga fábrica da SIOL, situada na actual rua de Timor.
Para o futebol viria a despontar num torneio popular realizado em 1950 no Parque Marques da Silva, onde, como extremo-direito ou interior-direito, se viria a destacar ao serviço do Clube Recreativo da Ponte Nova. Mais tarde, envergando a camisola da Ovarense, vi-o actuar por diversas vezes nas equipas de seniores. Era um jogador bastante rápido, imprevisível, que possuía uma notável capacidade de drible, sendo quase sempre alvo de marcação cerrada por parte dos defesas adversários.
O popular “Ben Barek” vive hoje de recordações, numa humilde casa situada perto do Parque Marques da Silva, local onde tantas vezes recebeu merecidos aplausos dos amantes do futebol.

Artigo publicado no quinzenário ovarense
JOÃO SEMANA (15 de Janeiro de 2008)

Sem comentários: